A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), inicia nesta quinta-feira (14) a maior ação do Projeto Missão Imunizar: “Zé Gotinha em Busca do Tesouro Perdido”. Equipes de vacinação visitarão 36 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para atualizar as vacinas obrigatórias do calendário da primeira infância.
A aplicação das doses será realizada nas entradas e saídas dos turnos da manhã e da tarde. Para a imunização, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis, que devem levar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, manter a vacinação em dia é essencial para proteger as crianças contra mais de 20 tipos de doenças. “Vacina é proteção. É com ela que a criança cria defesa contra bactérias e vírus, sem adoecer. Precisamos resgatar o hábito da vacinação e manter a erradicação ou a redução da gravidade das doenças”, reforçou.
A Semus ressalta que todas as vacinas aplicadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e contribuem para a imunidade coletiva. A iniciativa também tem caráter educativo, buscando conscientizar famílias sobre a importância da imunização infantil.
A lista completa dos Cmeis atendidos inclui unidades como Sementes do Amanhã, Contos de Fada, Príncipes e Princesas, Ciranda Cirandinha, Pequenos Brilhantes, Pequeno Príncipe, entre outras.



