Aleto e Sebrae firmam parceria para fomentar empreendedorismo em 125 municípios do Tocantins

Com investimento de R$ 16,4 milhões, projeto "TO – Cidade Empreendedora" levará capacitação, modernização legislativa e apoio a pequenos negócios até 2026

0
82

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e o Sebrae Tocantins assinaram, nesta quarta-feira (30), um convênio que marca o início do projeto “TO – Cidade Empreendedora”, voltado ao fortalecimento da economia local em 125 municípios com até 15 mil habitantes.

Com investimento total de R$ 16,4 milhões, o programa prevê ações de modernização da legislação municipal, capacitação de gestores públicos e apoio direto a micro e pequenos empreendedores. O convênio terá vigência entre 28 de julho de 2025 e 31 de dezembro de 2026, e o lançamento oficial está marcado para 12 de agosto.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou o alcance da iniciativa.

“Esse projeto vai fortalecer o desenvolvimento das cidades, capacitando prefeitos, vereadores e também os pequenos empreendedores — aqueles que realmente fazem a economia girar. A proposta também será levada às escolas, onde vocações estão sendo descobertas e formadas”, afirmou.

Cayres também frisou o compromisso da Aleto com a transparência na aplicação dos recursos, destacando que o projeto representa uma estratégia para criar um ambiente mais favorável aos negócios e à geração de renda nos municípios.

O diretor superintendente do Sebrae-TO, Rérison Castro, ressaltou a importância de atualizar a legislação local para impulsionar o empreendedorismo:

“Precisamos propor políticas públicas que simplifiquem a criação, alteração e encerramento de empresas. Essa parceria vai ajudar os municípios a revisar seu arcabouço legal, com apoio técnico e capacitação de nossos consultores.”

A iniciativa reforça o compromisso das instituições em promover o crescimento econômico sustentável no interior do Tocantins, com foco na desburocratização e na valorização dos pequenos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui